. ------------ Back to Sapo...
. Pessoas boas para beber u...
. Os homens são todos iguai...
. Lopetegui a treinador do ...
. UML: para pessoas que gos...
. Programador vs Eng. Softw...
. AH! Apanhar uma Camioneta...
. 25 de Abril para os Joven...
. Palpites
Estou aqui a tentar arranjar uma teoria para explicar porque é que todos os comentadores do debate Sócrates-Passos deram a vitória ao Passos Coelho. Vi os 4 comentadores da análise na RTP1 logo a seguir à contenda e li as análises no Jornal i (mais 4 comentadores e reportagem do debate).
De notar que as frases de rodapé que ia passando no especial informação da RTP1, eram tendenciosas. Só passaram citações dos comentadores que eram abonatórias para Passos Coelho, quando houve observações positivas em relação ao Sócrates.
Eu não vou votar em nenhum deles. Considero-me isento.
Hipótese 1: todos os comentadores são simpatizantes do PSD.
Hipótese 2: todos os comentadores como gente muito esclarecida, da elite intelectual portuguesa, sabem que qualquer coisa será melhor para o país do que ele ser gerido por Sócrates. Prestam serviço nacional, fazem manipulação. Sabem que Sócrates cedo desferiu um golpe de KO, mas pelo interesse nacional, fazem uso da mentira branca.
Hipótese 3: a Inveja.
Achei piada a um artigo da Ana Sá Lopes, há cerca de 3 anos atrás, em que justificava todo o comportamento do mundo mulçumano com a inveja que sentiam do ocidente. Bateu. A teoria da inveja é muito usado nos nossos bairros quando não conseguimos encontrar uma explicação para as pessoas que nos criticam ou atacam.
Sócrates é provavelmente o politico do mundo mais bonito. Eu diria mais, Sócrates é o homem ideal. É charmoso, é atraente, tem auto-confiança, tem lábia, tem atitude positiva, é optimista, tem alto astral, é o politico português com mais sentido de humor de sempre (a par com Rui Rio, esquecia-me), tem um certo ar infantil, apaixonado e até idealista, tem aquele sorriso maroto e trocista, tem ar de bandido (para muitas pessoas é mesmo um bandido), tem poder e é inteligente.
Não pude deixar de me rir a bom rir quando um jornalista do i dizia que é um mistério como Sócrates vai à frente de Passos nas sondagens. É um mistério para mim que todos os comentadores (oito) tenham dado a vitória ao Passos.
Grandes profissionais do jornalismo, realmente tenho a noção que Sócrates deveria estar a levar uma cavazada nas sondagens, nestas e nas sondagens das ultimas eleições. O vosso mistério tem dois nomes: Manuela Ferreira Leite e Passos Coelho.
Ou... O povo não consegue resistir ao charme do Sócrates.
Não compreendo o comportamento do Jornal i e isto deita por terra as teorias da conspiração. Este Jornal pertence ao grupo Lena. O Grupo Lena tem um negócio chorudo na Venezuela de construção de um bairro social que lhe vai render mil milhões de Euros. Quem conseguiu este negócio? O nosso bandido charmoso. Se tudo fizesse sentido o jornal i deveria estar a dizer que é um mistério porque Sócrates não tem 90% nas sondagens.
Sòcrates é um politico elevado, bem que poderia dar o golpe baixo no debate:
- Que amigos tem você? Queria-o ver a arranjar negócios de milhares de milhões com os seus amigos.
A mais irónica análise que li no jornal i, tinha o titulo “Se perdes, ganhas”. O comentador diz que Sócrates foi melhor mas que a Passos bastou a honestidade intelectual para ganhar o debate, precisamente por não ser um politico manhoso. Deixa ver se percebi a ideia: se não és bom politico, o que é equivalente a seres um bandido, logo és melhor que um politico. Fraco politico <=> boa pessoa, bom primeiro-ministro.
Aliás, tudo o que eu li no Jornal i sobre o debate é de bradar aos céus. Parece o jogo dos meus filhos "o mundo ao contrário". Li os excertos/ideias do debate no fundo da página, quatro de cada um dos candidatos. Os excertos do que Sócrates disse estão todos às avessas. Nada daquilo se passou, chegam a trocar as coisas. Põem palavras na boca do Passos que foram do Sócrates. È uma deturpação incrivel, não é jornalismo.
Ai ai, jornal i, quanto ingratidão. Com as histórias de como Sócrates é um déspota que arrasa com todos os jornalistas de que ele não gosta, não vos dou meio-ano. Com muito desconsolo meu, porque é o meu jornal favorito.