. Pessoas boas para beber u...
. Os homens são todos iguai...
. Lopetegui a treinador do ...
. UML: para pessoas que gos...
. Programador vs Eng. Softw...
. AH! Apanhar uma Camioneta...
. 25 de Abril para os Joven...
. Palpites
O menaço é um tipo maduríssimo, com ar ponderado, tão auto-confiante que nem precisa de falar muito, um olhar dele à matador pode dizer tudo. Ele não ri, esboça uns sorrisos paternalistas.
O menaço é como um paizão comedido, não entra em grandes brincadeiras, entra quando o rei faz anos e deixa no ar a ideia de que “quando ele quer, sabe ser engraçado”.
Na verdade, estamos unicamente na presença de uma imagem. O facto de ele falar pouco não é indício que seja uma pessoa de muita reflexão sensata, é mesmo porque ele não tem muito para dizer. O que diz passa pouco para além de banalidades e clichés. Não tem profundidade, não tem originalidade, não tem nada de novo para dizer. Não tem estilo, não é espirituoso, não é mordaz, não é romantico. Não conta longas histórias, não conta as coisas com muito entusiasmo, é desprovido de paixão. É um gajo muito terra-a-terra, não vacila enquanto olha e gosta de mulheres. As grandes qualidades advêm da sua temperança: tem consciência que não deve estar sempre a falar, é atento e sabe ouvir melhor que a média.
O exemplo mais conhecido de Menaço que me lembro é o Mr. Big da série Sex and the City. Outro, claro está, é o Pedro Abrunhosa.
Ou seja, a antítese de homens apaixonantes.
Uma engraçada paródia ao menaço é feita na série cómica Rockefeller 30, na personagem Jack Donaghy (Alec Baldwin) – o executivo maduro que fala "assim" (voz grossa, serena e pausada)... mas é um grande palhaço.
Desde os tempos da Universidade reparei nestes menaços, roído de inveja, com o sucesso que tinham entre as mulheres. Vejo a imagem de um a chegar à cantina, com ar muito sério e circunspecto, sem dizer uma palavra, a dirigir-se para uma rapariga de vinte e poucos anos. Ela sorri, ele mantém o ar sério à matador e chega a sua face para que a rapariga, feliz de o ver, lhe cumprimente com um beijo. Ele domina só com o olhar e atitude.
Compreendo que se sintam atraídas pela maturidade e segurança, agora acho muito pouco atraente pessoas que se interessam por homens tão chochos e desapaixonantes.