Segunda-feira, 10 de Setembro de 2007
Pensam que aprender outra lingua é engraçado? Ainda para mais italiano, uma lingua tão Gira?
Atente-se ao caso Zinedine Zidane e Materazzi.
- Se desiderate la mia camicia li darò all'estremità del gioco.
- Preferisco il prostitute della vostra sorella.
Para os menos atentos, eu passo a explicar: Zidane emigrou para Itália para Jogar na Juventus. Ficou a ganhar mais uns cobres. É uma puta do futebol, portanto. Habitando lá uns anos, teve que aprender a lingua do seu país de emigração.
Ora, senão tivesse ido para Itália, não teria provocado Materazzi com aquela frase.
Por outro lado, o Materazzi fez o que se deve fazer: nunca emigrar. Portanto não sabe lingua nenhuma, nem inglês. Só conhece a sua lingua materna.
Àquela provocação, o Italiano respondeu-lhe à Latino. Se Zidane não soubesse Italiano, não compreenderia que a sua irmã é uma puta e, por conseguinte, nunca teria dado um cabeçada ao Materazzi. E possivelmente a França teria ganho o mundial de 2006.
De Anónimo a 11 de Setembro de 2007 às 09:35
Pra já não vou comentar nada em especifico, mas sim o geral do que li. (Não sei muito bem se é isso que se pretende aqui, mas paciencia).
Fiquei surpreendida. Até tenho receio de que o meu comentário (apesar de ser apenas um comentário) não esteja ao nivel do que pretendo comentar. (Que é o mal de grande parte dos "comentadores")
Tens feito aqui uma coisa que , acho, deveria ser um dos objectivos de quem escreve: fazer pensar. Não deixar que o pensamento sobre o assunto em questão acabe no ponto final.
Concordando ou não com o conteudo de algumas frases (isso não está em causa) fizeste-me pensar e só por isso (o que já é MUITO), valeu a pena ter-me levantado cedo para vir aqui acabar de ler o que ontem não tinha podido.
Tive uma professora de francês (francesa) que dizia que o que os portugueses estavam a precisar era de quem lhes chocalhasse o cerebro e sacudisse as ideias... sempre achei algo de sábio nesta frase, de tal modo que nunca a esqueci, (nem a ela nem à frase). Tu conseguiste, se não chocalhar, pelo menos abanar-me algumas ideias.
Também acho que só uma alma inquieta (e na nossa literatura encontras todas as de que te consigas lembrar) tem a capacidade e a coragem de escrever como tu. Acredita que vou ficar á espera da tua proxima "inquietude".
A ironia e o sentido de humor tem (dúvidas fora de questão!) muito a ver com a inteligência e não estão ao alcance de todos...felizmente, porque assim (passe a minha propria falta de pachorra...lol) os menos...humoristas , digamos, podem mais facilmente reconhecer a inteligência nos outros...
Não acho que as pessoas por terem nascido em Lisboa ou no Porto sejam mais ou menos, ou diferentes, mas tenho que te dizer que as pessoas que conheço do norte, tem uma maior coragem de dizer exactamente o que pensam ou querem, e por isso chocam , ou chocalham, com mais facilidade...ou será coincidencia?
Isto já está a ficar longo, para o que eu pretendia ser apenas um comentário...mas ainda vou ter de fazer a justiça de dizer, que gostei muito também dos comentários de "sextrip",dá gosto ler, dá luta, sim senhor.
Até logo.
De
antiego a 11 de Setembro de 2007 às 12:00
O Melhor elogio que já recebi. Estou muito grato. Pena que tenha sido anónimo.
Eu e um amigo meu da unievrsidade, usavamos muito uma experessão que penso ser da autoria do Nietzsche: "É preciso espicaçar as consciências".
O problema é que talves hajam pessoas que não a têm.
"Conhece-te a ti próprio"
Um abraço
De elisabete a 11 de Setembro de 2007 às 09:46
Ups...
O comentário anterior foi como "anónimo", devo ter-me esquecido da rubrica...
Elisabete
Comentar post