. Pessoas boas para beber u...
. Os homens são todos iguai...
. Lopetegui a treinador do ...
. UML: para pessoas que gos...
. Programador vs Eng. Softw...
. AH! Apanhar uma Camioneta...
. 25 de Abril para os Joven...
. Palpites
Eu pertenço a um pequeno grupo de jovens que são os amantes de Geografia. Fico a olhar para um mapa como um papá olha para a sua cria. Achamos que somos capazes de ficar a olhar para o nosso rebento ou para um mapa durante horas e horas, sem nunca nos cansarmos. Olhamos tão maravilhados para o nosso objecto, tendo a sensação que aquilo tem uma infinidade de coisas para observar e analisar. E no fundo tem, mas passados 15 minutos achamos que não devemos gastar tudo de uma vez, e tanta adoração ainda nos pode levar à loucura.
Ver um mapa é uma loucura, queremos absorver aquilo tudo, se pudéssemos engolíamos o mapa ou gravamo-lo no cérebro. Ainda fazemos um esforço por gravar o máximo de informação do mapa. Depois, andamos a navegar com a imaginação pelo mapa. Tem muito do gosto pela estratégia. Junta-se história, estatística, paisagens, eu sei lá, é uma grande trip.
Quando eu era miúdo, inventava mapas. Inventava um planeta, e desenhava o seu planisfério com porções de terra e mar. Ainda inventava um pouco da sua história, de exércitos e guerras, conquista de terras.
Também lambo-me todo com uns bons dados de estatística. Ora, peguemos nas áreas dos países e continentes. Portugal tem uma área de 92 mil km2. Arredondando isto para 100 mil km quadrados temos uma boa medida de comparação. Agora dou-vos esta pequena tabela que eu elaborei, arredondada a milhões de quilómetros quadrados (que é um terreno de mil km por mil km, dos dois lados).
Ásia: 44 Milhões de km2
América: 42 (norte: 25 | Gronelândia: 2,2 | sul: 18 | central: 0,7)
África: 30
Antártida: 14
Europa: 10,5
Oceânia: 9
Rússia: 17,1 (parte europeia: 4)
Canadá 9,9
China: 9,6
EUA: 9,4 (Alasca: 1,7)
Brasil: 8,5