Embore considere que tenho uma auto-estima razoável e seja presunçoso em muitos campos, nunca me vi como uma pessoa arrogante. Aliás, presunçoso e humilde é uma das imagens que tenho de mim.
Cada vez mais fui notando a arrogãncia e paternalismo das pessoas. Será que ela aparece com a idade? Sim, é a cena da maturidade. Com a idade, já somos muito experimentados, sabemos mais, e daqui a pensarmos que sabemos mais que os outros, mormente, os mais jovens, é um passo.
Existe no mundo uma aberrante carência do ego. Esse insaciável. Temos que alimentar o nosso ego. E uma das formas de o alimentar é acharmo-nos mais sábios que os outros. É sermos mais que os outros. Isto é uma competição velada.
A competição da sabedoria passa-se mais entre o mundo dos homens.
Farto de estar rodeado por tantos arrogantes, sábios e até regadores, cheguei à conclusão que tinha que ser arrogante também. E não é que resulta? É uma excelente defesa. E resulta ainda mais quando estamos a ser atendidos. Com a arrogãncia e agressividade já já ganhei muitos euros.
Podem pensar: ah, o gajo diz que nem era arrogante. Oh, isso é ele a falar. Engano. Os arrogantes são como os bêbados. Nem notam que são arrogantes. Não têm a menor consciência disso. Por outro lado, eu quando estou a ser arrogante, tenho a plena consciência (e até sentimento de culpa) de que estou a ser arrogante.
Dói-me ser arrogante, mas obrigam-me a sê-lo, para me defender.
Só espero que de tanto me obrigarem, eu realmente não me torne num. É que o homem é um animal de hábitos.
De tulipabranca77 a 16 de Maio de 2007 às 19:47
Era só p agradecer o comentário k me deixaste.Obrigada bjs
De
raio a 2 de Junho de 2007 às 16:28
...não creio que seja um problema de idade até porque vê-se muita gente bem nova com a mania qiue é conhecedora da certeza absoluta...
Saudações
Raio de Troivoada Seca
De
Infiel a 8 de Junho de 2007 às 03:03
Não queres continuar a empurrar o meu balouço???
porque com a minha idade deve ser o que devia estar a fazer!!!??
Ai tanto conhecimento perdido dentro de ti mesmo.
Gostei do dialogo, mesmo que tivesses sentido luta....
Eu só gosto de conversar, mas como não te apetece desenvolver o dialogo, retiro-me exactamente como tu desejavas e imaginavas!
De
antiego a 8 de Junho de 2007 às 03:13
Eis um exemplo da minha cruzada antiego
De Vinicius a 2 de Março de 2012 às 21:36
Acho que a arrogância é, de certa forma, um ataque a ignorância alheia. cheguei a conclusão que a arrogância é um fator de sabedoria, pois tem que ser merecida. Só é arrogante quem tem tal opção, a maioria das pessoas sem sabedoria não é arrogante pois não pode.
Assim, cheguei a conclusão que os arrogantes só parecem arrogantes para os "não - sábios" e para outros arrogantes, é simplesmente inteligência, pois eles sabem que só se é arrogante quem pode ser.
De
antiego a 3 de Março de 2012 às 22:14
O que diz faz muito sentido. È um bocado a lógica - não é arrogante quem quer mas quem pode.
O problema aqui é que eu não constato que a arrogancia venha de pessoas sensatas ou sábias. A arrogancia vem mesmo de pessoas estúpidas que se julgam mais sábias que as outras.
Para dar um ataque de arrogancia é só preciso pelo menos uma de 2 condições:
1 - ter uma poderosa auto-confiança
2 - Presumir que o nosso interlocutor é limitado (isto muitas vezes acontece via preconceito fácil)
Comentar post