Tenho como certo que quando Oscar Wilde falava de pessoas incoerentes, referia-se a pessoas que não evoluem. Pessoas que, ao longo do tempo, se mantêm com as mesmas ideias, atacanhadas. Ou “só não muda de ideias quem não as tem”.
Acho que a palavra incoerente é infeliz para definir esta caracteristica. Não sei qual será a palavra original em inglês.
Para mim a incoerência não é uma pessoa não evoluir. Incorência aplicasse mais à situação em que uma pessoa não é coerente num dado momento (e não ao longo do tempo). Isto costuma se revelar, por exemplo, na distância que vai das palavras de uma pessoa aos seus actos, ou ao que realmente sente.
Uma pessoa incoerente para mim, é alguém deprezivel.
Enquanto pessoas coerentes, são pessoas integras, consequentes, de confiança, com valor.
De
sextrip a 29 de Fevereiro de 2008 às 12:02
estás desafiado no meu blogue...
De Bear a 3 de Maio de 2009 às 18:06
Bem pensado. Três comentários:
- Não há erro pior do que o erro coerente, do que errar aqui porque se errou ali ou numa altura porque se errou noutra; se puder, erre sempre de forma incoerente e original e tente aprender alguma coisa com isso; ou evite errar sempre que tenha a experiência de outrém a seu dispôr;
- as pessoas terrivelmente coerentes tendem a impôr a si mesmas e aos seus semelhantes séries de asneiras coerentes entre si; será por sofrerem de uma certa falta de entendimento que as faz suspeitar que a Natureza, em traços gerais, foi desenhada respeitando as inclinações mais habituais nas suas próprias mentes;
- Aplicasse é a terceira pessoa singular do conjuntivo do verbo Aplicar, Aplica-se (era esta que queria, não era?) é a forma reflexa da terceira pessoa do singular do presente do conjuntivo do mesmo verbo; não comento mais porque sou também incoerente e D15|_3k51k0.
De
antiego a 4 de Maio de 2009 às 17:19
Obrigado pela correçao. Estou sempre a cometer estes erros.
Essa de uma pessoa fazer por errar coerentemente é novidade para mim.
Coerência, para mim, tem a ver com bom senso. Tem a ver com a conexão entre actos e pensamentos(ou ideais). Uma pessoa que diz que pensa de determinada maneira sobre um assunto, mas que age de forma completamente oposta àquela que defendeu, não é uma pessoa coerente.
E, como, incoerente não é uma palavra feliz, essa pessoa decerto também não o será.
A propósito, a palavra inglesa para "incoerente" é "disconnected" - fui ao dicionário.
Comentar post