È impressão minha, ou os nomes da moda são, tipo:
Gonçalo, Mateus, Tobias, Afonso, Martim,
Ou seja, nomes arcaicos, esquecidos. Há uns anos estes seriam considerados nomes provincianos, de mau gosto, grande motivo de chacota.
A geração anterior é a geração dos Tiaguinhos. Eu conheci um Tiagão (da minha idade, fora desta moda).
Para menina, é Beatriz. Não podes pôr outro nome.
O mais engraçado, é que os “dadores” de nomes, apoderam-se desses nomes. Como se tivessem sido os primeiros a terem essa brilhante ideia, esse extremo bom gosto de escolher esse nome (da moda).
Foi a Adriana Calcanhoto que me ensinou em não ajuizar sobre maus gostos. E ela tem razão. Mas já não posso deixar de criticar a falta de gosto. O nome devia significar alguma coisa. Porque eles significam.
O nome que se põe aos nossos filhos é de suprema importância. É mais importante do que a roupa que vestes. É preciso dizer porquê?
Onde está a imaginação? È de uma vulgaridade até ao vómito pôr um nome da moda, sem qualquer outro motivo. Será que não temos gosto próprio? Seremos cordeiros tacanhos de espírito?
Eu vivi com a geração das grandes Ana Paulas. Elas Criaram-me, tomaram conta de mim. Por isso mesmo, eu queria prestar-lhes um grato tributo. Queria recuperar essa moda perdida. Queria baptizar a minha filha de Ana Paula. Era o nome certo. A minha irmã mais velha é Ana Paula, a nossa melhor amiga é Ana Paula e a própria madrinha é Ana Paula. Deste modo, também iria recuperar uma tradição perdida tão bonita: os afilhados terem o nome dos padrinhos. E recuperar ainda essa velha linda tradição de os nomes passarem de avós para netos. A minha mãe é Ana. È verdade, tu és o teu nome.
Olá!!!
Eu também não vou em modas escolhi nomes normalissimos para os meus filhos, dos quais eles jamais se envergonharão: João e Pedro 
Beijinhos, bom feriado.
De
antiego a 7 de Junho de 2007 às 15:11
Obrigado pelo post que me disseste. Gosto dos nomes dos teus filhos. Especialmente Pedro. Ainda que tivesse na moda, acho que seria um nome que ultrapassaria a moda. Como defende uma amigo meu: não tenho nada contra os nomes da moda, desde que sejam bonitos. Devia se estar a referir a nomes como Katya Vanessa.
Já para não falar das "Floribelas" 
De nuno a 9 de Junho de 2007 às 21:00
Falta aí nessa lista o Salvador, nome que também se vê aos molhos na nova geração de petizes.
O meu também é desta geração mas nasceu Ricardo, nome que gosto e nome do meu melhor amigo, uma espécie de irmão. Recusei-me a aderir aos nomes da moda mas notei que quando me perguntavam que nome ia meter á criança estranhavam não ser Afonso, Martim, Salvador ou João Maria.
Enfim, cabeças ocas.
De
antiego a 10 de Junho de 2007 às 02:33
João Maria também é moda? Será influência do Big Brother? :-)
Eu gostaria que o pessoal postasse aqui os nomes que acha que estão na moda.
Assim como no meu post "os 10 melhores albuns de sempre", o pessoal também falase dos seus.
Obrigado pelo comentario
De nuno a 10 de Junho de 2007 às 20:45
Ainda agora vim do supermercado e estava lá um daqueles novos-tios, muito bem, com aquele jeito de falar de tiozinho de cascais e a tratar os filhos por você... O problema é que os putos de 2, 3 anos estão-se nas tintas para a suposta condição bobónica dos pais pelo que como qualquer criança o petiz andava irrequieto. E era ver o "tio" : "Tomás Maria, venha cá ao pai".
Meu Deus, Tomás Maria! Irá esta criançã algum dia perdoar os pais por o terem baptizado com tão mau gosto?
De
antiego a 10 de Junho de 2007 às 22:14
lol. Bastante engraçado.
Os teu comentários enriquecem o meu artigo. Gostava mesmo que se abrisse um discussão !!! uma disPUTA!
De Mónica a 24 de Julho de 2007 às 11:36
Cada um põe o nome que gosta e ponto final. E já agora, tratar por "tu" ou por "você", o que de facto importa é que haja educação. Temos é de ter atenção na forma como tratamos os nossos filhos. Este fim de semana conheci um Francelino, que é muito feliz e que quer dar esse nome, um dia que tenha um filho rapaz. Ser feliz é o mais importante.. Seja Katia Vanessa ou Ana Paula, Bernardo Maria, Rodrigo Santiago, Maria Carolina ou Francisca!
De
antiego a 24 de Julho de 2007 às 12:03
Gosto de Bernardo Maria! Essa de que "o importante é ser feliz" é um argumento simplório.
De Mónica a 26 de Julho de 2007 às 18:12
Aahhh.. afinal, Bernardo Maria, um nome que é por muitos considerado todo "tio", é muito giro! :) Pois claro!
Quanto ao facto da expressão "o importante é ser feliz" ser simplória ou não, é uma verdade humana e incondicional. O mesmo se pode dizer da expressão: "não interessa se é menino ou menina, o que importa é que venha com saúde"!
De eb a 28 de Agosto de 2007 às 22:05
Tenho um filho de 18 meses cujo nome é Sebastião Maria!
Algum problema? Tenho a certeza de que provavelmente vão brincar com ele na escola, mas tenho a certo de que ambém está a ser educado por forma a ser superior a tudo isso e que, pelo menos não vai ser mais um entre muitos... Pelo bem ou pelo mal vai ser disinguido e de certeza que vai ser pelo bem!!!
:)
De
antiego a 29 de Agosto de 2007 às 00:31
Sebastião maria? Há piores e mais na moda. Quem fala em educação superior e que o seu filho se vai distinguir, só poderia pôr um nome como esse ao pobre do seu filho, bate certo.
De Daniela a 15 de Setembro de 2007 às 15:27
Concordo e acredito que os nomes que damos aos nossos filhos são essenciais para o bem estar e para a felicidade da criança. Quantas e quantas crianças e até adultos andam por aí com vergonha de dizer o seu próprio nome.
De qualquer forma acho que devemos dar nomes aos nossos filhos, não consoante a moda mas sim tendo em conta o nosso bom gosto. Tem de haver creatividade, imaginação, originalidade. Não queremos que os nossos filhos andem por aí com um nome só porque está na moda e quando passar a moda, eles que se resolvam! Não queremos estar a chamá-los no parque infantil .. " Beatriz, anda cá" e de repente todas as crianças olham para a nossa direcção. Eu pelo menos tenho a minha consciência tranquila porque escolhi os nomes dos meus dois filhos consoante o meu gosto pessoal de modo a que os seus nomes tivessem um significado especial para mim e para eles, e não apenas porque é bonito. Tenho um filho chamado Afonso .. e apesar de ser um nome que está "na moda", não foi essa a razão pela qual o escolhi, mas sim porque o nome tem um significado especial para mim, e uma filha mais pequenina a qual déi o nome de Íris, porque é um nome pouco vulgar e original.
De
antiego a 15 de Setembro de 2007 às 21:21
Desde que haja significado e um gosto próprio quando se dá o nome aos nossos filhos, tudo bem.
De Filipa a 3 de Outubro de 2007 às 19:52
Eu acho a escolha do nome muito importante e por isso mesmo demorei muito tempo a escolher o nome da minha filhota...
Sempre adorei falar sobre nomes, e sobre hipoteses, e ao longo do tempo fui mudando de opinião algumas vezes, mas a minha menina já nasceu, tem dois anos, e chama-se simplesmente Emma...
Eu amo o nome dela...(estou a pensar em ter um menino, mas o nome ainda tá no segredo dos deuses lol)
De Anónimo a 29 de Outubro de 2007 às 12:03
Também não se deve dar muita credibilidade a quem se identifica como antiego...
De
antiego a 29 de Outubro de 2007 às 17:11
Bolas, essa foi forte. Pena que eu não a entenda.
Tiraste-me de tal forma as palavras da boca que agora o post que eu queria escrever terá que ser repensado.
Malvado!!!
De
antiego a 26 de Agosto de 2008 às 18:18
Haja gente com cabeça! Escreve-o, nunca é demais dar na pinha desses tristes que precisam quem lhes indique o que pensar e até os seus gostos e paixões. Fico a aguardar, depois deixa aqui uma nota para eu ler o teu artigo.
Já escrevi!
http://vozesdarevolta.blogspot.com/2008/08/nomenclatura-da-irm-do-gino.html
Comentar post