. Os homens são todos iguai...
. Lopetegui a treinador do ...
. UML: para pessoas que gos...
. Programador vs Eng. Softw...
. AH! Apanhar uma Camioneta...
. 25 de Abril para os Joven...
. Palpites
Porque a Inglaterra foi a maior potência do mundo por muito mais tempo que Portugal, tiveram um império muito maior e hoje são um país mais desenvolvido (a léguas) e com maior influência internacional, pode ser explicada com... o Snooker.
Aqui vou explicar as diferenças entre as regras do snooker português e o inglês (que lá se chama Pool).
Em Portugal, jogador que comete uma falta tem como penalização sacar uma bola sua do buraco. Em Inglaterra não se sacam bolas. Se eu cometo uma falta, o meu adversário tem direito a 2 tacadas. Brilhante! Além de ser muito mais gracioso, não dá azo ao jogo do mete-nojo. O jogo mete-nojo é o jogo sujo e anti-desportivo, no qual o jogador resolve embirrar com o adversário tendo como objectivo apenas fazê-lo sacar as suas bolas todas. Em que resulta esta merda de jogo? Em situações extremas, o jogo está perto do fim, apenas com a bola preta e a bola branca em cima da mesa, os dois jogadores resolvem meter nojo e voltam à estaca zero, com todas as bolas (16) em cima da mesa.
Em Inglaterra, quando se está a jogar à bola preta, o jogador tem que indicar o buraco em que a vai meter. Se a bola entrar noutro buraco, ele perde o jogo. A isto chama-se justiça.
Em modos mais gerais: não é permitido o jogo sujo. Por exemplo, se eu introduzo, propositadamente, uma bola do meu adversáio, num buraco, isso é considerado uma falta. Casos mais graves de jogo sujo serão mesmo inaceitáveis, redundarão em reprovação social, poderão levar à expulsão ou simplesmente o adversáio desiste do jogo por não estar para aturar um porco.
Para os amantes do futebol, esta atitude britãnica é bem conhecida: o jogo sujo é punido e, inclusive, reprovado pelos próprios adeptos do clube que o pratica.
Penso que, talvez como romãntico, acredito que as coisas bonitas como a justiça, devem prevalecer não só porque são bonitas, ou porque é a coisa mais correcta, moral ou ética, mas também porque é o mais eficiente, útil, que produzirá um ganho maior absoluto. Absoluto, quero dizer que fará a humanidade, o universo mais feliz, como se de uma equação matemática se tratasse.
Com as regras inglesas, o snooker é um jogo mais rápido e divertido. Tenderá a fazer as pessoas mais felizes. O Pool inglês não é dado a mesquenhices, como o português. O Pool Inglês apenas poderá ser desagradável àqueles que detestam perder e aos invejosos.
Os Invejosos, têm no snooker português, mais hipóteses de ganhar o jogo, e de chafurdar nas suas mesquenhices.
Outro apontamento de classe:
Em Inglaterra as mesas de Pool funcionam com moedas. Mete-se uma moeda e saiem as bolas (Ok, já sabemos porque nas regras não se podem sacar bolas).
Quando existe uma lista de espera de pessoas para jogar, eis qual o sistema:
Cria-se uma fila de moedas. Quem se quer pôr na fila, põe uma moeda na fila de moedas. Quando chegar à sua moeda, é a sua vez de jogar.
Em portugal, o sistema de lista de espera para as mesas de Pool com moedas é menos sistemático. Não existe fila de moedas. O que isso implica? Implica que eu estou a jogar e não preciso de reservar o próximo jogo. Quando me der na gana abandono a mesa e vêm as pessoas que estão à espera.
Quem mete uma moeda não deveria se tornar o dono da mesa. Mesmo eu estando a jogar, deveria reservar os próximos jogos. As pessoas que estão à espera, não sabem quanto tempo eu vou demorar, a não ser que me perguntem.
Mas claro está: isto são tudo mariquices inglesas.