. ------------ Back to Sapo...
. Pessoas boas para beber u...
. Os homens são todos iguai...
. Lopetegui a treinador do ...
. UML: para pessoas que gos...
. Programador vs Eng. Softw...
. AH! Apanhar uma Camioneta...
. 25 de Abril para os Joven...
. Palpites
Eu compreendo que o pessoal sinta inveja do vizinho que tem um alto carro. Eu compreendo que um pai sinta inveja de um pai amigo por o filho deste tirar melhores notas na escola.
O que eu acho idiota é conhecer pessoal que sente inveja de Cristianos Ronaldos e de Mourinhos.
Aquando da passagem de Mourinho pelo Chelsea reparei neste fenómeno. Tomei conhecimento de vários individuos, comuns amantes do futebol, que pareciam ter um problema pessoal com o José Mourinho. A paixão com que falavam sobre o assunto.... Queriam era que o Mourinho se desse mal no Chelsea, depois de ele ter ganho 2 campeonatos, de maneira brilhante.
Era evidente que havia ali uma certa dose de inveja. LOL, talvez a inveja ao emigrante português com sucesso. É coisa que eu não compreendo. Eu aqui, todo contente de haver um português não só cheio de sucesso, como admirado por muita gente lá fora. Sinto é orgulho dele. Hajam mais 50 Mourinhos. A única coisa que posso sentir é admiração e até gratidão (àparte da gratidão de o meu clube ser o FCP).
Quanto ao Crisitiano Ronaldo, a inveja que vislumbrei prende-se mais ao facto de ele ter um harém de gajas. Como é que eu posso invejar um gajo que nem conheço por ele andar a papar meio mundo? Xau, não tenho capacidade para tal inveja. Isso já é um nivel que me ultrapassa, não ambiciono tão alto. Não tenho arcaboiço para isso.
Provavelmente existe também uma inveja colectiva pela classe de jogadores de futebol. São umas bestas que, sem saber ler nem escrever, ganham num ano aquilo que eu nunca ganharei em toda a minha vida. E já não bastava isto, como andam a comer as boazonas todas da nação. Isto é obsceno, é um insulto à classe trabalhadora, uma indecência ainda mais nestes tempos de crise. Estas cenas chocam muita gente. É duro.
Cristiano Ronaldo, embora ache que não falas tão bem como fintas, tenho que dizer que também te agradeço por projectares tanto o nosso país. Mais a mais, tivessem existido 20 como tu na altura que andei lá por fora a trabalhar pela vida, e bastaria eu dizer que era português para as gajas ficarem todas empolgadas.
Quanto as estas invejas de alto nivel, eu podia invejar o leão por ser poderoso e o rei da selva e invejar o colhinho pela sua vida sexual. Mas eles ganham menos do que eu.
À semelhança do que canta “Ò rama ó que linda rama”, não me inveja tanto quem tenha isto ou aquilo. Invejo mais quem, por exemplo, tem o dom de criar coisas maravilhosas (como o Zeca Afonso).