. Pessoas boas para beber u...
. Os homens são todos iguai...
. Lopetegui a treinador do ...
. UML: para pessoas que gos...
. Programador vs Eng. Softw...
. AH! Apanhar uma Camioneta...
. 25 de Abril para os Joven...
. Palpites
Eu dou significados bem diferentes a estas duas caracteristicas. Será lógico elas andarem de mão dada. Mas acontece muito uma pessoa ser egocentrica e não ser egoista. Em ambas o sujeito volta-se para dentro de si. A diferença é que o egoísmo tem mais a ver com a acção e o egocentrismo com o raciocinio.
Normalmente a mulher é mais egocentrica e o homem mais egoísta.
Ou seja, o homem é aquele que quando diz respeito à acção, a coisas materiais, só existe o corpo dele, desconfio que até a cabeça deixe de funcionar. Assim, quando se senta na mesa, está com fome, e vê a travessa da comida, desliga de tudo. Serve-se sem pensar se há outras bocas para alimentar. É instintivo.
Exacto, dá jeito que a mãe seja a mulher. A mulher já é capaz de servir primeiro os outros e só a si no fim.
Por outro lado, quando a cabeça começa a trabalhar, todas as palavras dizem respeito à mulher. A mulher adora palavras. Tudo o que se diz e fala pode ser sobre ela própria. È aí que tudo adquire segundos e terceiros signifcados. As palavras multiplicam-se, que fertilidade.
Numa conversa ou discussão intelectual, a mulher tende mais a pessoalizar as questões, enquanto o homem é capaz de se manter neutro e ter um espirito mais abstracto e cientifico.
A mulher leva as coisas mais a peito. É mais sensivel? Poderia dizer que é mais susceptivel e mais egocêntrica. Acho que são as 3 coisas.
Quanto ao blogger antiego, não é que ele não tenha a sua boa dose de egoísmo e egocentrismo. Aliás, o exemplo que dei na mesa, é o dele. A questão aqui é ter a consciência que o ego é uma coisa que tem de ser combatida, porque não é boa para ninguém.
Já cheguei a fumar 3 maços de tabaco por dia e ainda assim era um grande anti-tabagista e hoje, acerca da nova lei do tabaco, só há uma coisa a dizer: Só Agora !!!